Stories como ferramenta de divulgação
Após o lançamento da ferramenta Stories no Intagram, em agosto de 2016, muitas pessoas perceberam o quanto a opção pode favorecer no crescimento da marca e na divulgação de produtos e serviços. Atualmente o Instagram possui 90 milhões de usuários ativos, que enviam cerca de 40 milhões de fotos por dia, sem contar os stories publicados por hora por cada usuário ativo.
Para quem não conhece, a ferramenta está inserida no aplicativo do Instagram e consiste em publicar fotos e vídeos que podem ser visualizados por 24 horas por todos os seus seguidores. A opção ainda possui diversas alternativas para deixar o storie mais atrativo, como inserir links, gifs, mensagens com fontes personalizadas, emoticons e outras funções.
Apesar do crescimento do stories, algumas empresas desconhecem o seu valor para a divulgação de suas marcas. Muitas ainda nem possuem um perfil na rede social, deixando de atingir e interagir com um grande público que poderia se tornar consumidor de seus produtos ou serviços.
A ferramenta é o caminho para conquistar a nova geração de consumidores, que possui o hábito de querer as coisas práticas e rápidas ao seu alcance. As marcas podem usar e abusar dos diversos itens que o aplicativo oferece, deixando a sua mensagem e objetivos claros e a ação mais assertiva.
Muitos influencers (ou influenciadores digitais) utilizam o Instagram para mostrar o seu dia-a-dia, publicando as fotos e mostrando os produtos que utilizam, mencionando o nome da marca daquilo que estão consumindo ou o nome do local que estão frequentando. Este é um dos meios que algumas empresas encontraram para atingir os seus públicos, através de outras pessoas que inspiram seus seguidores, criam novas necessidades e, portanto, influenciam suas decisões de compra.
Como profissionais da comunicação, é preciso estarmos atentos a todos os novos movimentos e às novas ferramentas disponíveis para trabalharmos a reputação e imagem das marcas que divulgamos. A comunicação muda e progride diariamente e, quem não acompanha a sua evolução, acaba ficando para trás.